Escolha uma Página

O Partido Comunista do Brasil no Rio Grande do Norte anunciou, em nota, na última quinta-feira (11) o rompimento com o governado de Robinson Faria (PSD), pois considera o plano e medidas administrativas de “caráter regressivo e que trazem embutidas a premissa da redução do papel do Estado, em prejuízo dos serviços públicos, além de atribuir aos servidores públicos, de forma equivocada, a responsabilidade principal pela crise fiscal”.

Além de emitir a nota em que se manifesta contrariamente ao pacote de medidas de ajuste fiscal, proposto pelo governo, o partido entregou o comando da secretaria de Esporte e Lazer (Sel), que era ocupada até então pelo quadro comunista Francisco Canindé de França. A exoneração do secretário foi realizada no mesmo dia 11.

O vice-governador, Fábio Dantas, do PCdoB, até o momento não se posicionou sobre o assunto e continua filiado ao partido. A representante do PCdoB na Assembleia Legislativa, deputada estadual Cristiane Dantas, esposa do vice-governador foi orientada pela direção do PCdoB no estado para votar contra as medidas austeras propostas pelo governo que está em tramitação na casa legislativa.

Segue a nota da direção do partido no estado sobre o assunto:

O PCdoB-RN por intermédio de sua Comissão Política Estadual, vem a público externar seu posicionamento quanto ao teor das mensagens legislativas denominadas “RN Urgente”:

Repudiamos as proposições que intentam impor o teto de gastos públicos e reformar a Previdência, copiando medidas adotadas ou defendidas pelo ilegítimo governo Temer;

Somos contrários à aprovação de propostas que retirem ou restrinjam direitos de servidores públicos ativos e inativos; e,

Discordamos da medida que propõe venda de ativos que geram receitas para o Estado, bem como daquela que trata da Securitização da Dívida Ativa.

Assim sendo, o Partido considera que essas mensagens tem caráter regressivo e que trazem embutidas a premissa da redução do papel do Estado, em prejuízo dos serviços públicos, além de atribuir aos servidores públicos, de forma equivocada, a responsabilidade principal pela crise fiscal.

Dessa forma, o PCdoB-RN reitera sua posição em defesa do desenvolvimento, da busca de oferecimento de serviços públicos de qualidade e da melhoria das condições de vida da população, nos termos apresentados em nosso Programa de Governo, sufragado pela maioria do voto do povo potiguar.

E, por tais razões, a Comissão Política Estadual decide:

Recomendar o voto de sua representação parlamentar contrariamente às medidas especificadas porque estas comprometem o presente e o futuro do RN, limitando o nosso potencial de desenvolvimento e colocando em dificuldades o serviço público, os seus servidores e a maioria do povo potiguar.

Natal/RN, 11 de janeiro de 2018

Comissão Política Estadual

Da redação com informações do AgoraRN